quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Montagem III

Finalmente as plantas chegaram. Fui buscá-las directamente ao vendedor ao fim do dia, uma sexta-feira e nessa noite por volta das 22 horas dei início aos trabalhos. Mas antes de tudo, mergulhei as plantas dentro de um recipiente com produto anti-caracóis aplicado em dose tripla. Quis eliminar qualquer rastejante antes de entrar no aquário.

Comecei por preparar todas as plantas. As espécies de folhas menores, tais como a Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' foram as que mais trabalho deram. As plantas de caule, como por exemplo a Rotala rotundifolia foi só separar os ramos e individualiza-los em grupos.




Enquanto preparava as plantas, fui introduzindo a água no aquário muito lentamente. O substrato tinha de estar pelo menos húmido.



Comecei pelas plantas mais pequenas e que ocupariam a frente do aquário. Na verdade, na altura nem sabia por onde deveria começar.

A espécie Riccia fluitans e Microsorum pteropus ficaram temporariamente nos locais que podem ver na foto em cima. Mais tarde com o desenvolvimento das outras plantas decidiria o local definitivo das destas.


Plantio da Rotala rotundifolia.

Primeira foto tirada com o aquário plantado e já com água. Esta foto foi tirada hás 6.27 da manhã. Fiz uma directa para conseguir finalizar este projecto. Por voltas das 7, fui dormir.

Dormi umas 5 horas e quando acordei fui logo acabar uma última coisa: ligar o filtro externo. Na foto de cima deixei um pequeno filtro de cascata apenas para dar um pouco de movimento à água, assim como reter a maior parte das impurezas que se encontravam em suspensão.
Na foto de baixo já se pode observar o Inflow e Outflow do filtro.


Na foto em cima vejo o meu primeiro erro. Plantei as plantas muito juntas.




O equipamento a funcionar: Filtro Eheim 2075 e garrafa de CO2.


Conclusão da montagem, mas não do projecto porque este só acaba no dia em que desmontar tudo.
Os próximos dias foram de observação. Foi um alívio poder arrumar as ferramentas e a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário