quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Algas

Não deve existir neste mundo nenhum aquariofilista que não tenha tido problemas com algas. Eu já tinha tido no outro aquário que tenho, mas nada semelhante ao que me surgiu neste novo aquário.
Nos primeiros dias de vida do aquário não coloquei nenhum tipo de fertilizante porque não era necessário. O substrato era jovem e tinha neste momento muito para oferecer às raízes das plantas. Apesar do bom crescimento das plantas, as mesmas não conseguiam absorver a totalidade de nutrientes existentes na água e assim, deu-se o primeiro surto de algas.
Todos os dias fazia Trocas Parciais de Água (TPA) mas isso não era suficiente para combater as algas. Assim, todos os dias utilizava uma escova de dentes já fora de uso para "enrolar" os pequenos filamentos de algas como se estivesse a enrolar esparguete. Foi um processo que resultou muito bem apesar do trabalho de paciência necessárias para efectuar este tarefa.




A paciência é uma virtude e se por vezes me falta para umas coisas, neste caso tive a calma e paciência necessárias para lutar contra esta "praga" filamentosa.
A recompensa surgiu ao fim de um mês. Quase de repente as algas desapareceram e o aquário ganhou a merecida beleza que se encontrava camuflada pelo indesejável manto filamentoso.


Adeus algas...

1 comentário:

  1. Que limpeza :P
    Gostei muito do aquário!
    Fico à espera de novidades.

    Abraço

    ResponderEliminar