quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Montagem II

Estavam neste momento quase reunidas todas as condições para começar a montagem. Tinha tudo excepto a última encomenda de plantas. Por isso, decidi começar a criar o layout.
Comecei por colocar no fundo o substrato fértil ADA Power Sand M (grão médio) e S (grão pequeno). A razão de colocar substrato de grão diferente não foi intencional. No momento da encomenda só havia estes dois sacos e para não esperar mais, comprei os dois.

Para dar mais um pouco de "power" ao substrato, apliquei este produto da Elos, espalhando bem por toda a superfície.

Entretanto fui dando umas marteladas nas rochas para as deixar dentro das dimensões desejadas. Os troncos já tinham sido colocados e as rochas além de comporem o layout, também iriam segurar os troncos. Caso contrário, quando colocasse a água, depressa ficariam a boiar.

As rochas maiores foram partidas na rua. Aqui apenas dava os pequenos retoques nos xistos a utilizar.


Já com algumas rochas colocadas, espalhei a segunda camada de substrato fértil da marca JBL. Pelas minhas pesquisa pouca informação encontrei sobre este último produto, mas tal como já referi neste Blog, o dinheiro não chegava para investir em tudo "Topo de Gama".

Com todo o substrato fértil espalhado, comecei por espalhar a camada de substrato inerte, Akadama. As opiniões sobre a utilização no aquário são dispares. Nos sites e forúns li comentários positivos e menos positivos sobra a Akadama.
Arrisquei e o futuro me dirá se foi a decisão acertada.




Na foto de cima já tinha coberto toda a superfície com Akadama. É muito importante cobrir bem a camada inferior (fértil) porque se a mesma ficar em contacto com a coluna de água, as algas dificilmente se conseguem controlar.


Confesso que não fiquei muito satisfeito com a disposição dos troncos e das rochas. Qunado vemos na internet as montagens de aquários plantados, parece tudo muito fácil, mas na verdade, não é. Se fosse hoje já faria de modo diferente. Aprender é assim mesmo. Relembro que este é o meu primeiro projecto a sério. O nana aquário que tive primeiro, foi um completo fracasso.

Com a introdução das rochas, troncos e substratos, finalizei o layout. Ficou neste estado umas duas semanas devido ao atraso das plantas que me impediram de progredir e acabar este projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário