quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Substrato

Se existe um produto que considero dispendioso para quem quer ter um aquário plantado, são os substratos. No mercado existem duas marcas de qualidade reconhecida: ADA e ELOS. Outro dilema. Como precisava de pelo menos 20 litros (pelos meus cálculos), fiz contas e considerei os valores um completo absurdo. Mais uma vez dei início a várias pesquisas pela internet e pelos fóruns de aquariofilia. Neste último consegui muitas informações valiosas. Também reparei que neste tipo de fóruns existe muito boa gente que opina sem ter qualquer experiência válida para determinados assuntos. Vale a boa vontade, mas por vezes isso não chega.

Como me recusava a pagar uma fortuna pelos substratos de marca, deixei a coisa pela metade, ou seja, comprei algumas coisas da ADA e ELOS, mas o resto foi segundo o critério qualidade/preço.

Na foto estão dois sacos de outras montagens: Aquacare, substrato fértil e Elos Terra. Acabei por não utilizar o saco da Tropica porque este acaba por se tornar numa "papa" que não gosto. Quando desmontei o aquário pequeno para dar início a este projecto, pude ver isso. O Elos Terra como só tinha menos de meio-saco, acabei por colocá-lo junto às rochas para ajudar a criar relevo.

Gostaria de ter utilizado tudo da marca Elos ou ADA pelo qualidade de ambos os produtos, mas não se pode ter tudo.

 Para dar um pouco mais de consistência a este projecto, utilizei também este fertilizante de fundo. Segundo o experiente FAAO, os resultados são muito positivos.

Como substrato principal utilizei Akadama. Estive sempre muito reticente sobre este produto, mas acabei por não ficar desapontado. Poderia ser melhor, mas também não posso dizer que seja mau.

Sem comentários:

Enviar um comentário