quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sistema de CO2

Todos os Kits de sistemas de CO2 destinados à aquariofilia, na minha opinião, são excessivamente caros. Opção, improvisar.
Analisei o que iria precisar em separado: garrafa, difusor, redutor e válvula solenoide pelas lojas on-line assim como, em algumas lojas físicas no que respeita aos preços e marcas.
Comecei pela garrafa. Fui a uma loja de extintores e acabei por comprar um extintor em segunda mão, cheio de 2kg por 20 euros. Estava um pouco mal tratado mas após uma pintura, ficou impecável. O restante material, adquiri onde a relação qualidade/preço se ajustava mais aos meus objectivos.

Extintor de CO2

Apesar do mau aspecto, foi uma boa compra. Muito trabalho pela frente...

Já faltou mais...

Está quase...

Finalmente o trabalho de decapagem acabou. A fase seguinte, pintura.


Ficou bonito, temos de reconhecer.
Apliquei 3 camadas de tinta spray em lata. Não ficou igual à pintura de um Ferrari, mas esteve perto.
Foi muito complicado fazer este trabalho. Não podia pintar dentro de casa, por isso fui para a caixa de escada do prédio onde moro, só utilizada por mim. Forrei tudo a jornal e foi só dar ao dedo. A terceira camada já teve de ser na rua. Mal conseguia respirar naquele pequeno hall.
A fase seguinte passou por retirar o difusor de CO2 e colocar redutor e válvula solenoide tal como está exemplificado em baixo. Reparem no tipo de rosca que foi utilizada, DIN 477. Existe outro tipo de rosca mas é uma norma americana e não serve para estes extintores.



Sistema de CO2 concluído.
Tirando o esforço de ter lixado e pintado o extintor, tudo o resto foi fácil. Fiquei com um excelente sistema de CO2 por menos de metade do preço de KIT destes com as mesmas capacidades.










Sem comentários:

Enviar um comentário